Evite o consumo exagerado, ou seja: não use ou desperdice aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.
Reaproveite materiais. Isso porque, como foi dito, tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza. Assim, ao invés de comprar algo novo, reutilizando o que temos, estamos poupando o meio ambiente.
Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, e a torneira da pia enquanto escova os dentes; e apagar a luz ao sair de um cômodo; também são excelentes atitudes. Da mesma forma, lembrar de desligar o monitor do computador quando sai para pegar um café ou fazer um lanche rápido pode parecer pouco, mas faz bastante diferença no consumo, e é bom tanto para o planeta quanto para o seu bolso. Se for passar longos períodos fora do PC, é interessante evitar deixá-lo ligado. O computador ou notebook fica até mais lento se estiver ligado por muito tempo.
Como fica bastante evidente, a maior parte das atitudes que podem ser tomadas estão ligadas diretamente à redução do consumo de energia elétrica. Isso se dá porque na produção de energia há muita agressão ao meio ambiente.
Não apenas a energia elétrica, mas também há emissão de poluentes em vários processos de fabricação de produtos, por isso é tão importante a redução do consumo desenfreado. Algumas empresas já começam a utilizar materiais não poluentes e tecnologias limpas para evitar essas agressões.
A frase que invoco é a mais clichê possível: "se cada um fizer sua parte, as coisas melhoram". Você deve ter escutado muito isso, mas é verdade!
Aos poucos, podemos melhorar as coisas e evitar um futuro tão trágico para o lugar onde vivemos hoje, e onde viverão nossos filhos e netos! :)
LoremIpsum, Jornalista de Pixels